Porque a massagem é relaxante

O que o rato tem a ver com a massagem?

Porque a massagem é relaxante?

Antes da resposta, olhe um momento na figura do rato e leia o que está escrito (a imagem aumenta de tamanho, clique!). Às vezes você mesmo consegue adivinhar a resposta. Pense pelo menos um minutinho.

Pois é, vai ver que você já descobriu a resposta, parabéns! Mas para você que não conseguiu decifrar a imagem, não fique chateado, a imagem é meio vaga mesmo.

Para responder por que a massagem é relaxante vamos focar num hormônio chamado ocitocina. É claro, existem várias razões que levam a um relaxamento na hora da massagem: energias, empatia, fatores psicológicos… Mas vamos falar sobre um assunto que já foi cientificamente provado.

Durante uma pesquisa que durou mais de 30 anos a fisiologista sueca Kerstin Uvnäs comprovou que o hormônio ocitocina é liberado no corpo com o toque. 

Kerstin Uvnäs escreveu um livro chamado “lugn och beröring” (“Calma e Toque”) e comprovou que, principalmente o toque do outro, libera a ocitocina.

Além disto, comprovou que a ocitocina existe em homens também (por muito tempo foi considerado um hormônio só da mulher porque aparece muito durante o parto e a amamentação). Talvez por causa disto, a maioria das pessoas gosta de receber um abraço ou uma massagem, porque libera ocitocina. Mas o que a ocitocina faz então? Bom agora é hora de voltar para o rato. Você lembra o que estava escrito em volta dele? Pois é, são os efeitos da ocitocina. Ela melhora o aparelho digestivo, aumenta a calma, diminui o medo, aumenta a resistência a dor, melhora o relacionamento, aumenta a curiosidade e muito mais. Acha que são bons efeitos? Algo importante para o povo estressado de atualidade? Muito bem!!! A massagem relaxante libera hormônios através do toque, o que deixa o cliente (ou namorada/o) muito bem com a vida, por causa do ocitocina, o nosso hormônio de bem estar.

Agora… por que a imagem tem um rato? Porque não um ser humano? Já adivinhou? É isso, os testes da Kerstin Uvnäs foram feitos em ratos de laboratório (em geral sou contra testes em animais, mas pelo jeito os ratos se deram bem).

Esta entrada foi publicada em Verdades e mentiras sobre massagem e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas a Porque a massagem é relaxante

  1. Massagem disse:

    Realmente a massagem é um excelente método relaxante e além disso curativo, pois trata diversas doenças. Parabéns pelo artigo está muito bom! (…)

  2. erica disse:

    adorei este texto ….. muito boa explicação

  3. Adriana disse:

    Você é ótima flor, explica muito bem.
    Tô dando meus passinho na area de massoterapia, confesso que tô apaixonada, espero aprender muito contigo.

    Um enorme abraço!

  4. Marcelo disse:

    Aprendi mais com este texto,muito bom!

  5. Jhaci Araujo disse:

    Eu gostei mto e nao sabia sobre isso mto bom msm uiii

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *