O sangue e a sua circulação

Um adulto tem em média de 5 litros de sangue no corpo, este sangue é composto de:

  • Células brancas – combate infecções, bactérias e viroses.
  • Células vermelhas – contém hemoglobina que transporta oxigênio pelo corpo.
  • Plaquetas – coagula o sangue.

Estes componentes ficam em um liquido avermelhado chamado plasma, formando assim o sangue. O sangue é vital em nosso corpo, ele tem varias funções, como: levar oxigênio e os nutrientes para o corpo, reúne os resíduos, distribui hormônios, espalha calor e controla a temperatura do corpo, além de combater as infecções e ajudar na cicatrização de ferimentos.

O processo de circulação do sangue no corpo, começa com o coração bombeando sangue para as artérias, que se espalham pelo corpo, levando nutrientes e oxigênio as células e removendo o dióxido de carbono e outros resíduos, e voltam para o coração através das veias. O sangue circula em nosso corpo, alcançando todos os nossos órgãos e células.

Na pequena circulação, o sangue sai do coração em direção aos pulmões levando o carbono e recebendo um novo oxigênio. A circulação grande é que leva o sangue para o resto do corpo e devolve o sangue para o coração.

A massagem normalmente aumenta a circulação sanguínea, principalmente na pele e nos músculos.

Fernanda Tonholo Leite, Massoterapeuta

Esta entrada foi publicada em Anatomia, Fisiologia e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a O sangue e a sua circulação

  1. gabriela disse:

    muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo obrigadooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo me ajudou muito

  2. Matheus disse:

    Mto Booooooooooooooooooooooooom Me ajudoo Bastantee (o_o) / 🙂

  3. dhuda disse:

    valew

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *