O Esqueleto

O esqueleto do ser humano.

Nosso corpo possui cerca de 206 ossos, divididos em: ossos longos (como fêmur, úmero), ossos pequenos (das mãos e pés) e ossos achatados (quadril, crânio, esterno).

O esqueleto corresponde a cerca de 20% do peso do nosso corpo, ele tem varias funções no corpo, como: manter a postura e o equilíbrio, protege  órgãos como cérebro, pulmões, coração entre outros, serve como alavanca, possibilitando os movimentos do corpo, contém um depósito de fósforo, cálcio e outros minerais e uma das suas maiores funções é a produção de células sanguínea na medula óssea.

Existe um processo para formação óssea, em um feto em formação para que os ossos sejam totalmente formados, primeiro é formado um tecido conjuntivo, depois este tecido vira cartilagem, para só depois virar ossos, que é criado pela célula osteoblastos. A célula osteoblastos é responsável pela renovação dos ossos constantemente.

Nosso esqueleto tem misto de rigidez e elasticidade, a elasticidade no esqueleto é essencial para a flexibilidade dos movimentos, evitando que os ossos quebrem facilmente. Para que se tenha este misto de rigidez com elasticidade, o esqueleto tem em sua formação, componentes como o cálcio e fosfatos, responsável pela rigidez e fibras de colágenos, responsável pela elasticidade dos ossos.   

É aconselhável praticar exercícios físicos, pois junto com uma boa alimentação, engrossa e fortalecem os ossos.

Fernanda Tonholo Leite, Massoterapeuta

Esta entrada foi publicada em Anatomia, Fisiologia e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *