Dores no corpo e os pontos-gatilho

Acredita-se que 75% das dores no corpo são causadas pelos pontos-gatilho ( trigger point ), nós ou contraturas, como também podem ser chamados. A formação de pontos gatilhos ocorre quando o músculo se contrai e não retorna ao seu estado de relaxamento normal formando assim nódulos nos miofilamentos que produzem dor, diminuem a produtividade muscular e movimento das articulações. Os pontos-gatilho são pontos relativamente sensíveis e podem ser localizados no músculo através de toque. Pontos-gatilho não são pontos de acupressão, apesar de alguns dos pontos serem localizados no mesmo local. Pontos de acupressão são explicados pela medicina tradicional chinesa como pontos que trabalham os meridianos energéticos.

A formação dos pontos-gatilho está totalmente ligada à rotina estressante do dia-a-dia, falta de preparação física, movimentação inadequada, excesso de esforços repetitivos e utilização de alguns medicamentos. Dor de cabeça, no pescoço, na região lombar e limitação no movimento das articulações, podem ser causadas pelos pontos-gatilho ativos. Fortes dores causadas pelos pontos podem aparecer acompanhadas de sintomas como dor de ouvido, náuseas, tontura, arritmia, dor nos genitais, cólicas e outros. Através do tratamento adequado dos pontos-gatilho parte dos medicamentos consumidos livremente para diminuir esses sintomas poderiam ser consumidos com menor frequência.

Os pontos-gatilho não são simples de se tratar. Alguns livro citam a possibilidade de auto tratamento. Cada tipo de ponto necessita de tratamento adequado para desativação. O auto tratamento pode ser complicado pelos pontos serem divididos em fixos, centrais e satélites, exigindo assim um conhecimento mais amplo. Cada ponto deve ser localizado, reconhecido e tratado com manobras manuais, que são diferentes para cada caso. Um ponto gatilho tratado de maneira inadequada pode gerar mais dor e até mesmo ativação de outros pontos. O tratamento dos pontos-gatilho não exclui a necessidade de consultar um médico. Somente um médico poderá realizar um diagnostico concreto baseado em exames e testes.

Pontos-gatilho

Pontos-gatilho na região da escápula

Esta entrada foi publicada em Dicas de massagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.