Acupuntura para dor

Medicina Tradicional Chinesa, Yin Yang

A acupuntura pode ajudar a aliviar dores?

Não parece muito lógico inserir agulhas no corpo para aliviar dores ou para tratar ansiedade. Mas os chineses estão fazendo tratamentos com agulhas há mais de 3.000 anos.

Será que o método iria sobreviver milhares de anos sem ter algum fundamento ou algum benefício?

O que a gente chama de acupuntura é justamente isso, inserir agulhas de tamanhos diferentes para combater doenças, dores, ansiedade. Há métodos usados até para tirar o apetite com acupuntura, o que poderia ser usado na estética ou para emagrecimento. Outros estímulos de agulhas poderiam ajudar a parar de fumar ou largar um vício.

Pois é, a acupuntura cresceu muito no ocidente e faz mais e mais parte do nosso dia a dia. Na China, a acupuntura é usada nos hospitais, durante cirurgias e no consultório do dentista. Será que vai ser assim no Brasil também?

Mas vamos retomar a pergunta: A acupuntura pode ajudar a aliviar dores? Provavelmente sim. Já que existem milhões de pessoas satisfeitas com os tratamentos com agulhas e enxurradas de depoimentos defendendo as técnicas. Porém, os efeitos não foram provados cientificamente em grande escala, o que faz boa parte do ocidente chamar os efeitos da acupuntura de “placebo” (a pessoa acredita tanto que vai dar efeito, que acaba dando).

Equilibrando os fluxos de energia
Como que a medicina tradicional chinesa (MTC) explica o funcionamento da acupuntura? O que é acupuntura? Como pode uma agulha curar dores nas costas? Ou uma agulha combater a insônia?

Todas as doenças, dores ou problemas vêm de um desequilíbrio energético, segundo a MTC. Esta energia chama-se qi. Quando o acupunturista coloca as agulhas nos pontos de fluxo energético do corpo, ele pode abrir ou fechar o fluxo de energia e assim curar e estimular uma variedade enorme de problemas e sintomas. Para trabalhar os canais de energia, o acupunturista coloca agulha em vários pontos do corpo, muitas vezes longe da origem da dor. Por isso que às vezes o tratamento inclui a colocação de agulha no dedo do pé para tratar uma dor de dente. Segundo o MTC é possível tratar e aliviar dores usando a técnica de acupuntura.

As agulhas dóem?
Normalmente a acupuntura não e dolorida porque as agulhas costumam ser bem fininhas. Se você sente muita dor num tratamento, pode ser por falta de conhecimento do profissional. Neste caso, seria bom avaliar se você deve continuar o tratamento ou não. Em média, são usadas de 5 a 20 agulhas durante um tratamento, mas varia muito entre cada profissional e a problemática do paciente.

Placebo?
Muitas pessoas sentem-se ajudadas de imediato pelo tratamento e outras precisam de mais tratamentos para melhorar. Parece que o tempo do problema é um fator importante nos tratamentos. Pessoas que sentem dores vários anos tendem a precisar de mais tratamento do que pessoas que sentem uma dor repentina. Também há pessoas que não sentem melhora nenhuma com os tratamentos. Mas lembre-se de que não existe um tratamento que funcione 100% para todo mundo. É assim mesmo, alguns preferem tomar remédios, outros vão ao massagista e outros preferem acupuntura. Vai ser difícil saber qual é o melhor.

Há controvérsias sobre a eficácia da acupuntura. Nem os pontos de acupuntura e nem os canais de energia foram provados cientificamente. Mas há evidências fortes de que o nosso sistema nervoso tem ligação com os pontos. Sempre existem pessoas que precisam de evidências palpáveis para acreditar e por isso muitos pesquisadores não acreditam neste método antigo chinês.

Mesmo assim, a maioria das pessoas tende a acreditar e ser beneficiada com a acupuntura. Tratamento de acupuntura é considerado eficaz com doenças como artrite, LER, insônia, dores de cabeça, dores nas costas, ansiedade e problemas no nervo ciático. Mas, como eu já escrevi no começo deste texto, será que o método iria sobreviver milhares de anos sem ter algum fundamento ou algum benefício?



    • na acumpuntura onde se coloca a agulha para ansiedade
    • ponto acupuntura dor de dente
    • acupuntura na dor
    • acupuntura e dor
    • tratamentos com agulhas
    • como se chama tratamento com agulhas
    • acupuntura para dor de dente
    • acupuntura para dor
    • pontos de acupuntura para dor lombar
    • acupuntura para dores nas costas
    • acupuntura dor de dente
    • acupuntura pontos do corpo
    • acupuntura

    • acupuntura para dor nas costas
    • acupuntura dor nas costas

  • 2 respostas a Acupuntura para dor

    1. helio disse:

      eu acho maravilhoso e funciona de verdade pode acreditar

    2. helio disse:

      acredito e da certo

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>